Apesar dos telespectadores não serem os verdadeiros clientes das emissoras de TV aberta, estes são os mais importantes stakeholders dos negócios delas.
Existe uma verdadeira guerra para conseguir grandes audiências, e isso depende muito do quão próxima cada emissora está dos telespectadores. Não existe maneira melhor de fazê-lo do que estar presente na rede. Parte disso já está sendo feito pelas grandes emissoras, através dos grandes portais, porém é preciso mais.
A principal ameaça às grandes emissoras é a TV na internet, o YouTube. A vantagem desse portal é que a programação não é engessada. O que se recomenda às grandes emissoras é que elas comecem a aumentar a presença de sua programação na rede, permitindo ao telespectador que ele escolha a hora e o local em que vai assistir às telenovelas e os melhores lances do futebol do fim de semana, e todo o resto da programação.
É preciso encontrar um modelo de negócio em que se ganhe com anunciantes sem privar o telespectador de nada da programação (lembrando que estamos na era do freemium), como as grandes emissoras, Globo e Record, já fazem tão bem na TV tradicional.
Já as redes sociais devem servir para estreitar o relacionamento entre as grandes emissoras e os telespectadores, para conhecer suas preferências e opiniões em relação à programação
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
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